outras delícias

Os Ovos Moles de Aveiro vão muito além do que possa imaginar. A tradição traz do passado outras delícias imperdíveis.

muito para descobrir

Além dos Ovos Moles, os bombons, moliceiros, castanhas, barquinhos, broinhas, cornucópias, glorinhas, ninhos, delícias e os suspiros – cada um deles uma especialidade produzida com Ovos Moles -, constituem um delicioso roteiro gastronómico capaz de criar água na boca ainda antes de provar.

 

tradição para saborear

Mas há outras doces tentações na Confeitaria Peixinho, assentes na arte ancestral da confeção de doces tradicionais portugueses: as finíssimas raivas de Aveiro, que conquistam pelo sabor e pela crocância ou os almendrados com o particular caráter subtil e delicioso da amêndoa, são perfeitos para saborear em casa ou na Confeitaria Peixinho, acompanhados de uma chávena de chá reconfortante ou um café, e uma boa companhia.

 

delicie-se em qualquer lugar

Qualquer que seja a ocasião, encontrará sempre um motivo para celebrar e não há melhor argumento para levar consigo um pouco da mais deliciosa tradição aveirense, que na Confeitaria Peixinho é sempre feita com alma e mestria.

Ovos Moles, Raivas ou Almendrados são a epítome da doçaria típica de Aveiro, aos quais se junta o tradicional, leve e muito fofo Pão de Ló. E para elevar a fasquia, outras inspirações tentadoras são confecionadas com ovos moles: bolo com cobertura de chocolate, coco, amêndoa ou ovos moles queimados são perdições tão irresistíveis quanto o bolo encanastrado ou o bolo salpicado.

épocas festivas

Na Confeitaria Peixinho, a doçaria celebra-se ainda com mais intensidade nas épocas festivas.

No Natal, o Bolo-Rei – de tons dourados a simbolizar o ouro, a fruta cristalizada a representar a mirra e o aroma a retratar o incenso -, encerra em si o simbolismo dos três presentes que os Reis Magos ofereceram ao Menino Jesus. Mas não há Rei sem a sua Rainha e na Confeitaria Peixinho o Bolo-Rainha surge ricamente coroado de deliciosos frutos secos, a mostrar que a monarca merece igualmente o trono e a coroa. E para glorificar o banquete, a popular e imperdível Lampreia de Ovos, num jogo de cor que culmina numa maravilhosa combinação de sabores à mesa da família, carregada de simbolismo.

Na Páscoa, os doces festivos também estão repletos de memórias e significado. O Folar, que enche o espaço com um aroma irresistível a canela e erva-doce, representa um novo começo e uma nova vida; é a oferta tradicional dos padrinhos para os afilhados, a quem se fazem votos de prosperidade. O Ninho de Ovos, outro símbolo essencial desta época, é um bolo que tipicamente se presenteia aos amigos, com amêndoas de cores variadas a simbolizar a alegria e a amizade. Marcos das nossas memórias, à sua espera em dias e com sabores especiais, na Confeitaria Peixinho.