outras delícias
muito para descobrir
Além dos Ovos Moles, os bombons, moliceiros, castanhas, barquinhos, broinhas, cornucópias, glorinhas, ninhos, delícias e os suspiros – cada um deles uma especialidade produzida com Ovos Moles -, constituem um delicioso roteiro gastronómico capaz de criar água na boca ainda antes de provar.
tradição para saborear
Mas há outras doces tentações na Confeitaria Peixinho, assentes na arte ancestral da confeção de doces tradicionais portugueses: as finíssimas raivas de Aveiro, que conquistam pelo sabor e pela crocância ou os almendrados com o particular caráter subtil e delicioso da amêndoa, são perfeitos para saborear em casa ou na Confeitaria Peixinho, acompanhados de uma chávena de chá reconfortante ou um café, e uma boa companhia.
delicie-se em qualquer lugar
Qualquer que seja a ocasião, encontrará sempre um motivo para celebrar e não há melhor argumento para levar consigo um pouco da mais deliciosa tradição aveirense, que na Confeitaria Peixinho é sempre feita com alma e mestria.
Ovos Moles, Raivas ou Almendrados são a epítome da doçaria típica de Aveiro, aos quais se junta o tradicional, leve e muito fofo Pão de Ló. E para elevar a fasquia, outras inspirações tentadoras são confecionadas com ovos moles: bolo com cobertura de chocolate, coco, amêndoa ou ovos moles queimados são perdições tão irresistíveis quanto o bolo encanastrado ou o bolo salpicado.
a magia do natal
No Natal, o Bolo-Rei – de tons dourados a simbolizar o ouro, a fruta cristalizada a representar a mirra e o aroma a retratar o incenso -, encerra em si o simbolismo dos três presentes que os Reis Magos ofereceram ao Menino Jesus. Mas não há Rei sem a sua Rainha e na Confeitaria Peixinho o Bolo-Rainha surge ricamente coroado de deliciosos frutos secos, a mostrar que a monarca merece igualmente o trono e a coroa. E para glorificar o banquete, a popular e imperdível Lampreia de Ovos, num jogo de cor que culmina numa maravilhosa combinação de sabores à mesa da família, carregada de simbolismo.
a tradição da páscoa
Na Páscoa, os doces festivos também estão repletos de memórias e significado. O Folar, que enche o espaço com um aroma irresistível a canela e erva-doce, representa um novo começo e uma nova vida; é a oferta tradicional dos padrinhos para os afilhados, a quem se fazem votos de prosperidade. O Ninho de Ovos, outro símbolo essencial desta época, é um bolo que tipicamente se presenteia aos amigos. As amêndoas, um clássico da Páscoa que na Confeitaria Peixinho se revestem de chocolate e a coroa, uma tentação irresistível de profiteroles recheados com Ovos Moles e cobertura de chocolate!